Com uma variedade de aplicações, um sistema hidráulico é usado em todo tipo de ambientes industriais grandes ou pequenos, bem como edifícios, equipamentos de construção e veículos. Mineração, naval, fábricas de papel, manufaturas, robótica e processamento de aço são alguns dos principais usuários de equipamentos hidráulicos.
Como uma maneira eficiente e econômica de criar movimento ou repetição, o equipamento baseado em sistema hidráulico é difícil de superar. Assim, é provável que sua empresa tenha sistemas hidráulicos em uso em uma ou mais aplicações por esses motivos.
Visão geral de um Sistema Hidráulico
A finalidade de um sistema hidráulico específico pode variar, mas todos os sistemas hidráulicos funcionam com o mesmo conceito básico. Definidos de forma simples, um sistema hidráulico funciona e executa tarefas usando um fluido pressurizado. Outra maneira de falar isso é que o fluido pressurizado faz as coisas funcionarem.
O poder do combustível líquido na hidráulica é significativo e, como resultado, os hidráulicos são comumente usados em equipamentos pesados. Em um sistema hidráulico, a pressão, aplicada a um fluido contido em qualquer ponto, é transmitida sem diminuição.
Esse fluido pressurizado atua em todas as partes da seção de um recipiente de contenção e cria força ou poder. Devido ao uso desta força, e dependendo de como é aplicada, os operadores podem levantar cargas pesadas e tarefas repetitivas precisas podem ser realizadas facilmente.
O que compõem um Sistema Hidráulico
Os sistemas hidráulicos possuem alguns componentes essenciais para controlar seu funcionamento:
- Reservatório: Os sistemas hidráulicos geralmente usam um reservatório para reter o excesso de fluido e alimentar o mecanismo. É importante resfriar o fluido, utilizando paredes metálicas para liberar o calor gerado por todo o atrito. Um reservatório não pressurizado também pode permitir que o ar preso deixe o líquido, o que ajuda na eficiência.
- Fluido: Os fluidos hidráulicos podem variar, mas normalmente são óleos à base de petróleo, minerais ou vegetais. Os fluidos podem ter propriedades diferentes com base em sua aplicação. O fluido de freio, por exemplo, precisa ter um alto ponto de ebulição devido ao mecanismo de alto calor pelo qual passa. Outras características incluem lubrificação, resistência à radiação e viscosidade.
Vamos dar uma olhada em como a hidráulica normalmente funciona em equipamentos pesados:
- Motor: Geralmente é elétrico ou movido a gasolina e permite que o sistema hidráulico funcione. Em máquinas grandes, isso precisa ser capaz de gerar muita energia.
- Bomba: A bomba de óleo hidráulico envia um fluxo de óleo através da válvula para o cilindro hidráulico. A eficiência da bomba é frequentemente medida em m³/hora e libras por polegada quadrada (psi).
- Cilindro: O cilindro recebe o fluido de alta pressão das válvulas e aciona o movimento.
- Válvula: As válvulas ajudam a transportar o fluido ao redor do sistema, controlando coisas como pressão, direção e fluxo.
Outras máquinas que fazem uso do sistema hidráulico incluem veículos em canteiros de obras. Escavadeiras, guindastes e tratores podem ser operados por sistemas hidráulicos robustos. Uma escavadeira, por exemplo, aciona seu braço maciço com aríetes hidráulicos. O fluido é bombeado para os tubos finos, alongando os aríetes e, por extensão, o braço.
A força hidráulica por trás disso pode ser usada para levantar cargas enormes. Além das máquinas de construção, a hidráulica é usada para tudo, desde elevadores até mesmo em controles de aviões.
Diferença entre um Sistema Hidráulico aberto e fechado
O sistema hidráulico aberto e fechado refere-se a diferentes formas de reduzir a pressão para a bomba. Fazer isso pode ajudar a reduzir qualquer desgaste.
Em um sistema aberto, a bomba está sempre funcionando, movendo o óleo pelas tubulações sem aumentar a pressão. Tanto a entrada para a bomba quanto a válvula de retorno são conectadas a um reservatório hidráulico. Estes também são chamados de sistemas de “centro aberto”, devido ao caminho central aberto da válvula de controle quando está neutra.
Nesse caso, o fluido hidráulico retorna ao reservatório. O fluido que sai da bomba vai para o aparelho e depois volta para o reservatório. Também pode haver uma válvula de alívio no circuito para direcionar qualquer excesso de fluido para o reservatório. Filtros geralmente são instalados para manter o fluido limpo.
Um sistema hidráulico fechado conecta a válvula de retorno diretamente à entrada da bomba hidráulica. Ele usa uma única bomba central para mover o fluido em um loop contínuo. Uma válvula também bloqueia o óleo da bomba, enviando-o para um acumulador onde permanece pressurizado.
O óleo permanece sob pressão, mas não se move a menos que seja ativado. Uma bomba de carga fornece óleo filtrado e frio para o lado de baixa pressão. Esta etapa mantém a pressão dentro do circuito. Um sistema fechado é frequentemente usado em aplicações móveis com transmissões hidrostáticas e usa uma bomba para alimentar vários sistemas.
Distribuição de instrumentos para sistema hidráulico
Contar com um sistema hidráulico eficiente e de confiança é vital para qualquer setor industrial. Como vimos, esse processo contém muitos ativos importantes e por trabalharem com altas cargas de pressão e operacional, a qualidade dos componentes usados garantirá tanto uma maior confiança e longevidade das operações como também mais segurança ao local e pessoas.
Com isso, a Hidrauluc oferece mangueiras e conexões dos melhores fabricantes nacionais e internacionais para todo tipo de sistema hidráulico. Hoje, seu estoque de produtos é focado nas principais demandas dos clientes, mantendo sempre no pátio peças com grande rotatividade.
A empresa conta com um diferencial onde o cliente pode agregar além de mangueiras e conexões, serviços de usinagem e fabricação de peças especiais para hidráulica. Além disso, oferece serviço in loco para consultoria e manutenções. Entre em contato com nossa equipe e conheça mais de nossas soluções!