Mangueiras Hidráulicas: tudo o que você precisa saber

Mangueiras Hidráulicas: tudo o que você precisa saber

As mangueiras hidráulicas são projetadas especificamente para transportar fluido hidráulico para ou entre componentes hidráulicos, válvulas, atuadores e ferramentas. Como operam em alta pressão, as mangueiras hidráulicas são frequentemente reforçadas e construídas com várias camadas, mantendo-se flexíveis.

As mangueiras hidráulicas vêm em uma infinidade de tipos e materiais. A escolha do tipo correto para sua aplicação envolve a compreensão de vários fatores. Esses fatores incluem a aplicação pretendida da mangueira, uso, ambiente e assim por diante.

Este artigo contém tudo o que você precisa saber sobre mangueiras hidráulicas. Acompanhe e saiba como selecionar a mangueira adequada para sua aplicação industrial.

Construção básica das mangueiras hidráulicas

Uma mangueira hidráulica básica é construída em três camadas. Essas camadas ajudam a manter um fluxo consistente e confiável de líquido enquanto protegem a mangueira contra quebras.

  • Tubo interno: O tubo interno geralmente é feito de PDFE, borrachas termoplásticas ou sintéticas. Este tubo é projetado para permitir elasticidade de fluxo livre e rolamento resistente à pressão, sendo compatível com o líquido que transporta.
  • Camada de Reforço: Composta por uma bobina ou fio trançado. A camada de reforço envolve o tubo interno, apoiando o tubo enquanto protege contra rasgos.
  • Camada Externa: Feita de materiais rígidos, esta camada é projetada para proteger as entranhas das mangueiras hidráulicas.

Líquidos usados nas mangueiras hidráulicas

Existem três tipos principais de líquido que podem passar por uma mangueira hidráulica, incluindo:

  • Óleo sintético
  • Óleo a base de petróleo
  • Líquido com alto teor de água

A maioria das mangueiras hidráulicas é capaz de transportar óleo de petróleo e líquidos com alto teor de água. No entanto, os óleos sintéticos requerem materiais de mangueira específicos.

Temperatura para mangueiras hidráulicas

As mangueiras hidráulicas são expostas a duas temperaturas: temperatura interna do líquido e temperatura externa de trabalho. Por esse motivo, as mangueiras são classificadas para desempenho de ambas as temperaturas com temperatura máxima e mínima de funcionamento.

Se essas classificações forem excedidas, a vida útil das mangueiras poderão ser severamente reduzida ou até mesmo causar falhas.

Pressão das mangueiras hidráulicas

As mangueiras hidráulicas trabalham em altas pressões. Por isso, elas são projetadas para suportar esta pressão externa e internamente ao mínimo e máximo. Exceder essas classificações de pressão pode afetar gravemente o desempenho da mangueira.

As recomendações de pressão para um tipo específico de mangueira geralmente são disponibilizadas pelo fabricante de acordo com o tipo de aplicação.

Aplicações das mangueiras hidráulicas

Devido à rigidez dos tubos, pode ser difícil usá-los em operações de movimentação. Por exemplo, uma escavadeira que requer um sistema hidráulico, mas também requer liberdade de movimento para operar a ferramenta, pode colocar limitações nas conexões hidráulicas. Portanto, mangueiras hidráulicas podem permitir flexibilidade e elasticidade no movimento do braço da ferramenta que não está disponível se tubos fossem usados.

Alguns sistemas hidráulicos podem se beneficiar de uma combinação de tubos e mangueiras. Veículos grandes e complexos, como aviões, exigem hidráulica para operar os movimentos das asas e trem de pouso, portanto, o uso de vários sistemas hidráulicos pode ajudar a alcançar a movimentação adequada.

Tipos de mangueiras hidráulicas

Além de reforçada, a mangueira hidráulica pode ser espiralada, enrolada ou corrugada. Mangueiras reforçadas vêm em vários materiais. Alguns desses materiais incluem, trança têxtil ou trança de arame.

A mangueira enrolada é a escolha para elasticidade e flexibilidade. Isso torna a mangueira em espiral expansível e fácil de guardar.

A mangueira corrugada possui pregas (ondulações) ou convoluções em espiral que aumentam a flexibilidade. O resultado é uma maior capacidade de compressão e alongamento.

Normas usadas na fabricação de mangueiras hidráulicas

Fabricantes de várias partes do mundo aderem a dois conjuntos de padrões de qualidade. Uma é a Society of Automotive Engineers (SAE) J517, e a outra são as Normas Europeias (EN).

Normas SAE

Os padrões de mangueira SAE são a referência mais popular na indústria hidráulica. Para ser mais específico, J517 são diretrizes que se aplicam à atual série SAE 100R de mangueiras hidráulicas. Existem dezesseis estilos de mangueira nesse conjunto.

SAE os designa como 100R1 a 100R16. Cada estilo deve atender a uma característica dimensional e de desempenho, que a SAE estabelece.

O cumprimento dos padrões SAE é voluntário. Ter esses padrões simplesmente garantiu uma semelhança entre produtos e fabricantes diferentes.

Normas EN

As normas EN evoluíram a partir das normas alemãs DIN. Os fabricantes asiáticos também seguem esses padrões, mas gravitam em direção às especificações EN.

Muito disso ocorre porque mangueiras hidráulicas com classificação EN tem uma classificação de pressão mais alta do que a mangueira SAE equivalente. Isso fornece melhores fatores de segurança.

Selecionando a mangueira hidráulica correta

Mesmo as mangueiras hidráulicas mais duráveis têm uma vida útil finita. Para obter o máximo de vida útil da mangueira, você precisará escolher o tamanho e o tipo adequados de acordo com sua aplicação.

Errar essa escolha resulta em uma redução acentuada na vida útil da mangueira. De acordo com a SAE, aqui estão alguns dos erros comuns na seleção e uso:

  1. Mangueira flexível sob o raio mínimo de curvatura;
  2. Torcer, dobrar, puxar ou desgastar a mangueira;
  3. Operar o sistema hidráulico abaixo da temperatura mínima ou acima da máxima;
  4. Expor a mangueira a picos de pressão acima da pressão operacional máxima recomendada;
  5. Mangueiras com fluidos, equipamentos de montagem ou conexões que não são compatíveis com as instruções do fabricante.

Ao selecionar mangueiras hidráulicas para qualquer aplicação industrial, considere as dimensões necessárias e especificações de desempenho.

Dimensões

  • As dimensões a serem consideradas para mangueiras hidráulicas são o diâmetro interno e externo. Além disso, considere o raio de curvatura mínimo. O diâmetro interno, logicamente, é o interior da mangueira ou forro.
  • O diâmetro externo é uma especificação importante para mangueiras corrugadas ou plissadas.
  • O raio mínimo de curvatura é uma combinação de duas coisas. A primeira é a deformação aceitável da seção transversal da mangueira. O segundo é o limite de flexão mecânica do reforço.

Especificações de desempenho

  • Ao escolher uma mangueira hidráulica, considere o tipo de fluido que é transportado. Além disso, considere a concentração desse fluido. Em seguida, considere quaisquer substâncias ou produtos químicos nesse fluido que possam corroer o material da mangueira.
  • A mangueira que você escolher deve ser resistente a quaisquer óleos ou produtos químicos especiais que possam passar por ela. O mesmo vale para o ambiente de trabalho em que a mangueira funcionará.
  • Por exemplo, ozônio, luz UV, produtos químicos, água salgada e poluentes podem degradar a mangueira. Isso pode fazer com que ela falhe prematuramente.
  • Consulte o fabricante para especificações de compatibilidade.

Qual mangueira hidráulica é ideal para você?

Agora você tem o entendimento básico necessário para selecionar uma mangueira hidráulica adequada para suas necessidades. Lembre-se de que a escolha do tipo e grau de mangueira corretos prolongará sua vida útil.

Se você tiver mais dúvidas sobre mangueiras hidráulicas, entre em contato conosco com nossa equipe!

Compartilhe este Artigo