A maioria dos sistemas hidráulicos pode operar usando muitos fluidos diferentes, incluindo óleo de motor multigraduado, fluido de transmissão automática e óleo hidráulico antidesgaste, o mais convencional. O óleo ou fluido que você escolhe depende do seu equipamento e de como você planeja usá-lo.
Embora não seja possível fazer uma recomendação definitiva que abranja todos os tipos de equipamentos hidráulicos em todas as aplicações, existem algumas perguntas importantes a serem feitas ao selecionar um fluido hidráulico. São elas:
Qual é o grau de viscosidade ideal para sistemas hidráulicos?
Escolher o grau de viscosidade correto (às vezes chamado simplesmente de “grau de fluido hidráulico”) é o fator mais importante ao selecionar um óleo ou fluido para sistemas hidráulicos. Não importa quão boas sejam as outras propriedades do óleo, se o grau de viscosidade não for compatível com a faixa de temperatura de operação do sistema hidráulico onde ele será usado.
Se você escolher um grau de viscosidade incorretamente, seus componentes hidráulicos se degradarão mais rapidamente do que deveriam.
Como escolher a viscosidade ou grau certo do óleo hidráulico?
Para escolher o ideal grau de viscosidade do fluido para seus sistemas hidráulicos específicos, você precisará considerar:
- viscosidade inicial na temperatura ambiente mínima
- temperatura máxima de operação esperada, que é influenciada pela temperatura ambiente máxima
- faixa de viscosidade admissível e ideal para os componentes do sistema
Os valores típicos de viscosidade mínima permitida e ideal, para diferentes tipos de sistemas hidráulicos, são mostrados abaixo.
Valores Típicos de Viscosidade Mínima para Componentes Hidráulicos | ||
---|---|---|
Tipo de Componente | Viscosidade Mínima Permissível | Mínima Viscosidade Ideal |
Engrenagem Externa | 10 | 25 |
Engrenagem Interna | 20 | 25 |
Pistão Radial | 18 | 30 |
Pistão Axial | 10 | 16 |
Quando usar um óleo hidráulico multigraduado?
Se o sistema hidráulico precisar operar em temperaturas congelantes e em condições especiais de calor, ele provavelmente precisará de óleo multigraduado para manter a viscosidade dentro dos limites permitidos em uma ampla faixa de temperatura operacional.
Se a viscosidade do fluido puder ser mantida na faixa ideal, normalmente de 25 a 36 cSt, a eficiência geral do sistema hidráulico é maximizada (menos potência de entrada é fornecida ao calor). Isso significa que, sob certas condições, o uso de um multigrau pode reduzir o consumo de energia dos sistemas hidráulicos.
Para usuários de equipamentos hidráulicos móveis, isso se traduz em menor consumo de combustível.
Existem algumas preocupações ao usar fluidos multigraduados em sistemas hidráulicos. Os melhoradores do índice de viscosidade (IV) usados para fazer óleos multigraduados podem ter um efeito negativo nas propriedades de separação do ar do óleo.
Isso não é o ideal, principalmente em sistemas hidráulicos móveis que possuem um reservatório pequeno com características de desaeração deficientes. As altas taxas de cisalhamento e as condições de fluxo turbulento frequentemente presentes em sistemas hidráulicos destroem as ligações moleculares dos melhoradores de IV ao longo do tempo, resultando em perda de viscosidade.
Ao selecionar um fluido de alto IV ou multigraduado, é recomendado que os valores mínimos de viscosidade permissíveis dos fabricantes de componentes hidráulicos (Tabela) sejam aumentados em 30% para compensar o cisalhamento do melhorador de IV.
Este ajuste reduz a temperatura máxima de operação permitida que seria permitida com o óleo selecionado, proporcionando assim uma margem de segurança para perda de viscosidade através do cisalhamento do melhorador de IV.
Quando usar um óleo hidráulico monograduado?
Se os sistemas hidráulicos tiverem uma faixa de temperatura operacional estreita e for possível manter a viscosidade ideal do fluido usando um óleo monograduado, é recomendável não usar um multigraduado pelos motivos mencionados acima.
Use esses fatores, juntamente com outras considerações de viscosidade, para fazer a melhor escolha para suas necessidades.
Meu fluido hidráulico deve usar um detergente?
DIN 51524; Os fluidos HLP-D são uma classe de fluidos hidráulicos antidesgaste que contêm detergentes e dispersantes. O uso desses fluidos é aprovado pela maioria dos principais fabricantes de componentes para sistemas hidráulicos. Os óleos detergentes têm a capacidade de emulsionar a água, além de dispersar e suspender outros contaminantes, como verniz e lodo.
Isso mantém os componentes livres de depósitos, mas também significa que os contaminantes não se depositam – eles devem ser filtrados. Estas podem ser propriedades desejáveis em sistemas hidráulicos móveis, que, diferentemente dos sistemas industriais, têm pouca oportunidade de sedimentação e precipitação de contaminantes no reservatório, devido ao seu pequeno volume.
A principal preocupação com esses fluidos é que eles têm excelente capacidade de emulsificação da água, o que significa que, se presentes, a água não é separada do fluido. A água acelera o envelhecimento do óleo, reduz a lubricidade e a capacidade de filtragem, reduz a vida útil da vedação e leva à corrosão e cavitação.
A água emulsionada pode ser transformada em vapor em partes altamente carregadas do sistema. Evite esses problemas mantendo o teor de água abaixo do ponto de saturação do óleo na temperatura de operação.
Como identificar as melhores recomendações para sistemas hidráulicos?
Se você considerou todas as perguntas acima, é uma boa ideia revisar as especificações do fabricante do equipamento a ser utilizado em campo.
Pode haver um motivo relacionado à garantia para seguir as recomendações do fabricante do equipamento. No entanto, em algumas aplicações, especialmente aquelas com temperaturas extremas ou outras condições de operação incomuns, usar algo diferente do recomendado pelo fabricante pode aumentar o desempenho e a confiabilidade dos sistemas hidráulicos.
É importante sempre contar com uma consultoria técnica especializada, de preferência um fornecedor neutro, pois isso realmente lhe dará a melhor recomendação para suas necessidades.
Ficou com dúvida sobre alguma dessas opções de uso de óleos para sistemas hidráulicos? Entre em contato com nossa equipe. Podemos te ajudar!