O que é uma mangueira de grau alimentício?

O que é uma mangueira de grau alimentício

Você precisa mover ou transportar alimentos ou bebidas através de uma mangueira? Então não basta qualquer mangueira comum. Você precisa de uma mangueira de grau alimentício.

Mas o que exatamente é este tipo de material? Bem, continue lendo e a equipe da Hidrauluc contará tudo o que você precisa saber sobre mangueiras de grau alimentício. Acompanhe!

Definição da mangueira de grau alimentício

Uma mangueira de grau alimentício (também conhecida como tubo de qualidade alimentar ou, mais simplesmente, mangueira de alimentação) é um tipo de mangueira usada especificamente para o transporte de alimentos e bebidas, como grãos, farinha, vinho, cerveja e água.

Uma mangueira de grau alimentício não apenas transportará alimentos e bebidas, mas também preservará a qualidade e a integridade destes produtos ao fazê-lo.

As mangueiras de grau alimentício são feitas de materiais aprovados para uso com alimentos e líquidos. Em diversas partes do mundo, como no Brasil, as mangueiras de grau alimentício devem ser feitas de materiais aprovados pela FDA.

No Reino Unido e na Europa, as mangueiras de grau alimentício devem ser feitas de materiais que cumpram o (UE) No.10/2011 e (EC) No.1935/2004, que estabelecem padrões para aplicações de contato com alimentos. As mangueiras de alimentos que serão usadas para a transferência de água potável também devem ser aprovadas pela NSF51 e NSF61.

Em termos práticos, as mangueiras de grau alimentício precisam ser feitas de materiais que não transmitam cheiro ou sabor aos alimentos e líquidos que passam por elas.

Onde as mangueiras de grau alimentício são usadas?

As mangueiras de grau alimentício podem ser encontradas em qualquer lugar onde alimentos e bebidas precisem ser transportados de um ponto a outro.

Como tal, você encontrará mangueiras de grau alimentício não apenas em indústrias de processamento de alimentos, mas também em outros ambientes, como bares, restaurantes e cervejarias.

As mangueiras de grau alimentício também podem ser encontradas em uso na indústria farmacêutica, graças à sua capacidade de transportar materiais sem transmitir cheiro ou sabor a eles.

Do que são feitas as mangueiras de grau alimentício?

Como as mangueiras para alimentos precisam ser flexíveis, duráveis, fáceis de limpar e capazes de manter a pressão, elas tendem a ser fabricadas com um dos quatro tipos de material: borracha EPDM, cloreto de polivinila (PVC), politetrafluoretileno (PTFE) ou poliuretano.

Abaixo detalhamos as características individuais de cada um desses quatro materiais.

hpr aliqsd mangueiras de grau alimentício

Mangueiras para alimentos de borracha EPDM

A borracha EPDM (também conhecida como ‘monômero de etileno propileno dieno’) é um tipo de borracha sintética que é extremamente durável e flexível, capaz de manter sua integridade em uma ampla faixa de temperaturas, em alguns casos sendo tão ampla quanto como -35°C a +95°C.

As mangueiras de borracha EPDM para alimentos também têm excelente resistência ao ozônio e à luz, tornando-as ideais para o transporte de uma ampla variedade de alimentos.

Elas possuem fios têxteis de alta resistência, com reforço de arame de aço helicoidal. Sua aplicação é especialmente pensada para sucção e descarga de água, vinho, cerveja, suco, refrigerante e leite, conforme norma FDA para alimentos aquosos.

Quando aplicada para sucção e descarga de alimentos gordurosos poderá ocorrer a redução da vida útil da mangueira em virtude do processo de higienização recomendado. Esterilização considerando a temperatura máxima de 150°C durante 30 minutos com vapor de água e limpeza a 50°C durante um curto período, considerando a mistura de até 1% de ácido peracético, até 2% de ácido fosfórico, até 5% de soda caustica e até 5% de ácido nítrico.

O que é uma mangueira de grau alimentício

Mangueiras para alimentos em cloreto de polivinila (PVC)

O cloreto de polivinila (mais comumente conhecido como PVC) é um dos materiais mais comuns usados ​​para mangueiras de grau alimentício, pois o PVC é leve e altamente durável. O PVC pode suportar uma ampla gama de temperaturas, de -20°C a +60°C.

As mangueiras de PVC são amplamente utilizadas para o transporte de bebidas e líquidos, mas geralmente não são usadas para o transporte de alimentos gordurosos, pois esses tipos de alimentos exigem um material de mangueira de grau mais pesado.

Muitas das mangueiras de alimentos em PVC que trabalhamos aqui na Hidrauluc são transparentes, para que você possa ver rapidamente o que está no tubo.

Mangueiras para alimentos em politetrafluoretileno (PTFE)

O PTFE é outro material amplamente utilizado na fabricação de mangueiras para alimentos. Isso porque o PTFE é um material altamente durável e resistente, capaz de suportar temperaturas que variam entre -70°C e +260°C.

As mangueiras de PTFE para alimentos também tendem a ser as mais fáceis de limpar, mas esse benefício é compensado para muitas pessoas pelo custo mais alto desse tipo de mangueira.

Mangueiras para alimentos em poliuretano

Se você precisar transportar alimentos gordurosos ou abrasivos de um ponto a outro, convém usar uma mangueira de grau alimentício feita de poliuretano. Isso porque o poliuretano possui uma estrutura molecular particularmente dura e resistente ao desgaste, com excelente resistência à abrasão e ao impacto.

Você pode esperar que uma mangueira de grau alimentício de poliuretano de qualidade tenha uma faixa de temperatura operacional de -40°C a +90°C.

O que é uma mangueira de grau alimentício

O que procurar em uma mangueira de grau alimentício?

Com todas as informações acima em mente, o que você deve procurar em uma mangueira de grau alimentício?

Embora existam algumas propriedades que você precisará procurar em casos pontuais, em geral, você desejará que sua mangueira de alimentos incorpore as qualidades detalhadas abaixo.

Flexível e resistente a dobras

Para a maioria das aplicações de alimentos e bebidas, você precisará que sua mangueira seja flexível e resistente a dobras. A última coisa que você deseja é que uma mangueira desse tipo fique dobrada, interrompendo o fluxo de comida/bebida.

Resistente à abrasão

Como estas mangueiras podem ser usadas para o transporte de alimentos ásperos, como grãos e grânulos, é importante que você selecione uma mangueira de grau alimentício que seja altamente resistente.

Se uma mangueira de qualidade alimentar não for capaz de resistir à abrasão, você descobrirá rapidamente que ela racha e vaza.

Se você sabe que transportará alimentos ásperos, é uma boa ideia usar uma mangueira com algum tipo de reforço estrutural.

Resistente ao odor

Como mencionamos anteriormente, para estar em conformidade com os regulamentos relevantes, as mangueiras de grau alimentício devem ser resistentes a odores.

Isso significa que elas não darão à comida e bebida que passam por eles um cheiro de plástico.

Embora possa ser tentador usar uma mangueira de PVC padrão mais barata, você se arrependerá rapidamente, pois quase certamente contaminará seus alimentos ou líquidos.

Resistente a produtos químicos

Se você pretende transportar alimentos gordurosos ou ácidos, certifique-se de que suas mangueiras de grau alimentício sejam resistentes a produtos químicos.

As mangueiras para alimentos resistentes a produtos químicos são ideais para ambientes como fábricas de processamento de alimentos, onde terão que suportar abrasividades consideráveis.

Resistente à temperatura

As mangueiras de grau alimentício costumam ser usadas em locais onde as flutuações de temperatura são comuns.

Quer se trate de uma fábrica de processamento de alimentos que vai do frio pela manhã ao calor da tarde, ou uma cervejaria onde está sempre frio, é importante que a mangueira em uso que você selecionar possa operar dentro de uma ampla faixa de temperatura.

Encontre a mangueira de grau alimentício perfeita com a Hidrauluc

Esperamos que você tenha achado útil nosso guia para mangueiras de grau alimentício. Caso tenha necessidade de algum tipo de aplicação nessa área, entre em contato com nossa equipe para que possamos te ajudar a identificar o melhor modelo para seu sistema.

Compartilhe este Artigo