O mercado está cada vez mais exigente, levando empresas a investir em tecnologias que tornem o trabalho mais eficiente por meio de processos mais ágeis, flexíveis e com menores custos para produzir bens de alta qualidade e com valor agregado.
Mas já não basta contar com ferramentas simples para atender às necessidades gerais da organização. A Internet das Coisas (IoT) e demais avanços tecnológicos têm gerado grandes mudanças entre empresas e pessoas.
A Indústria 4.0 tem um papel fundamental em todo este processo de transformação e chegou para revolucionar ainda mais o mercado industrial.
Vejamos o que é a Gestão da produção industrial na Indústria 4.0 e como este novo conceito pode ajudar as organizações a se tornarem mais competitivas. Acompanhe!
Gestão da produção industrial na Indústria 4.0
Gestores, administradores e empreendedores buscam continuamente novas formas de gerenciamento da produção, como é o caso da Indústria 4.0.
A Indústria 4.0 surgiu para facilitar a integração de sistemas de forma a garantir que possam ser implementadas tecnologias adequadas para cada caso nos processos de produção.
De maneira simplista, a aplicação do conceito de Gestão da produção industrial na Indústria 4.0 passa a combinar várias tecnologias que permitem o acompanhamento contínuo dos processos e sistemas de produção, além do monitoramento de condições e diagnóstico proativo e melhor direcionado por parte da indústria.
Hoje, sistemas conectam os diversos setores da organização e integram dados e informações, possibilitando que objetos, máquinas e pessoas se comuniquem uns com os outros para resolver problemas independentes, com ou sem a intervenção humana.
Benefícios da Indústria 4.0
Sensores instalados nas linhas de produção retornam um grande volume de dados. Quantidade de peças produzidas, matéria-prima empregada, peças danificadas, enfim, ao analisar os dados é possível detectar falhas na produção de determinado lote e suspender preventivamente a produção, antes mesmo de ser produzido e, ainda, corrigir as falhas durante o processo produtivo.
A integração e centralização dos dados operacionais trazem ganhos de tempo e redução de custos à gestão da produção industrial. Vejamos alguns benefícios da implementação da Indústria 4.0 nos processos produtivos. Fique atento:
Qualidade dos produtos
Um dos grandes benefícios no emprego da Indústria 4.0 aos processos produtivos industriais é a melhoria na qualidade dos produtos. Com um maior controle e eficiência dos processos é possível produzir bens que alcancem a qualidade desejada e que representem valor ao consumidor final.
O monitoramento contínuo e a utilização dos dados para a análise possibilita que o empreendedor possa acompanhar em tempo real o que está sendo produzido e quais as deficiências que precisam ser melhoradas. Assim, é possível desenvolver estratégias antes mesmo do início da produção ou, ainda, melhorar durante o processo de elaboração.
Produtividade
A Indústria 4.0 permite um melhor gerenciamento das deficiências nos processos produtivos logo no estágio inicial, sendo importante destacar essa vantagem, que possibilita a detecção de problemas em máquinas e equipamentos com antecedência.
A implementação de uma solução OEE é uma ótima alternativa, pois além dela permitir aumentar a produção das fábricas sem a necessidade de comprar novos equipamentos, a instalação do sistema OEE é rápida e pode ser feita com a fábrica produzindo.
Redução de custos
A manutenção preventiva, corretiva e a confiabilidade dos equipamentos nos processos de produção possibilitam um maior controle de perdas e desperdícios e, assim, redução dos custos nos processos de produção.
O aumento da eficiência e a redução das paradas de produção reduzem (ou eliminam) as possibilidades de perdas, auxiliando e contribuindo para uma maior produtividade.