Os acoplamentos de engates rápidos fornecem aos usuários a capacidade de conectar e desconectar rapidamente mangueiras hidráulicas de máquinas ou outras seções de encanamento.
Também chamadas de conexões rápidas ou desconexões rápidas, esses adaptadores permitem que o fluido passe quando os lados macho e fêmea estão travados juntos. Por outro lado, quando desconectados, os engates rápidos evitam o vazamento de fluido usando válvulas de retenção para bloquear o fluido que sai.
Mas para dar uma visão mais ampla sobre o tema, trouxemos características importantes, assim como também perguntas frequentes que devem te ajudar a entender como selecionar engates rápidos para suas aplicações comuns.
O que são engates rápidos?
Engates Rápidos são peças que podem ser conectadas ou desconectadas de partes de um sistema hidráulico de forma manual.
Comumente é utilizado em setores como: agrícola, mineração, florestal, equipamentos de utilidades, construção, automotivo, injeção plástica, fundições, combustíveis, gases, químico, indústria naval, entre outros.
O equipamento auxilia no transporte de fluidos (gasosos, líquidos ou pastosos), exercendo a função de um registro, que ajuda a controlar e medir a quantidade liberada desses compostos, além de evitar vazamentos. Por isso, as peças atuam também na segurança dos procedimentos de conexão e manutenção dos sistemas hidráulicos.
Geralmente, engates rápidos são instalados em emendas e em conexões de mangueiras de ar, saída de compressores, bombas hidráulicas, lavadoras de alta pressão, caminhões de transporte de fluidos e outros maquinários.
Quais as características dos engates rápidos?
Por se tratar de equipamentos industriais, os engates rápidos precisam ter características específicas para garantir a segurança na utilização das peças. Veja abaixo algumas destas características:
- Construção em latão, alumínio, aço carbono e inoxidável;
- Facilidade e rapidez no acoplamento e no desacoplamento em sistemas hidráulicos;
- Vedações especiais para garantir total segurança e compatibilidade com os fluidos;
- Disponíveis em uma diversidade de bitolas, com inúmeras possibilidades de configurações de rosca, espiga para mangueira, flanges, sistemas de multi acoplamento e dispositivos específicos.
Quais as vantagens ao adquirir engates rápidos?
Agora que você sabe o que são os engates rápidos e para que eles servem, veja quais são os benefícios de adquiri-los e como eles podem melhorar processos de circuitos hidráulicos.
As principais vantagens de sistemas de engate rápido são: acelerar as operações de engate e desengate manual, aumento da produtividade e trazer valor agregado para as operações diárias.
Tipos de engates hidráulicos
Além de engates rápidos, existem diversos modelos de engates hidráulicos que podem te ajudar no transporte de fluidos, cada um com uma função diferente. Veja abaixo uma lista completa com os principais modelos do mercado:
- Engates Hidráulicos Agrícolas/Móbil
- Engates Hidráulicos Industriais
- Engates Hidráulicos Face Plana
- Engates Hidráulicos Rosqueáveis Face Plana
- Engates Hidráulicos Rosqueáveis
- Engates Hidráulicos Rosqueáveis Rodoviários
- Engates Hidráulicos Junta Rotativa
- Engates Hidráulicos Alta Pressão
- Engates Hidráulicos Multismart
- Engates Dry Break
Quais as principais dúvidas ao selecionar engates rápidos?
As perguntas frequentes abaixo devem ajudá-lo a entender como selecionar engates hidráulicos para suas aplicações comuns.
P: Todos os engates rápidos são iguais?
R: Não, existem dois estilos de construção principais para engates rápidos hidráulicos. O sistema estilo válvula de retenção usa esferas ou cabeçotes para bloquear a saída do fluxo da conexão. Quando conectadas, as esferas ou gatilhos empurram uma contra a outra, levantando ambas de seus assentos para permitir o fluxo através da conexão.
Os acopladores de face plana empregam uma interface mais sofisticada que, quando unida, empurra as seções de face umas contra as outras, abrindo um grande caminho de fluxo através de ambas.
Os acopladores de rosca para conexão empregam roscas macho na porção do bocal e, quando inseridos e apertados no acoplador fêmea, apertam juntos para abrir ambas as válvulas de retenção. Os acopladores de rosca para conexão oferecem uma classificação de pressão muito alta, oferecendo muito pouco fluxo de retorno.
P: Qual tamanho devo selecionar para meus engates rápidos?
R: Os acoplamentos rápidos devem ser dimensionados com base em sua capacidade de vazão. É um erro dimensionar os acoplamentos em relação ao tamanho da rosca na mangueira ou conexão ao qual o acoplamento se conecta. Por exemplo, engates rápidos de 3/8” podem fluir apenas 4 gpm a 20 psi de contrapressão, enquanto a própria mangueira pode fluir o dobro dessa quantidade.
Não há problema em usar buchas para reduzir a rosca maior no acoplador até o tamanho da sua tubulação. Se a rosca da mangueira for maior que a rosca do acoplamento, é provável que o acoplamento seja subdimensionado.
P: Todos os acoplamentos do mesmo tamanho têm a mesma taxa de fluxo?
R: Não. Os acopladores de face plana oferecem um caminho de fluxo mais significativo com queda de pressão reduzida. Suas mangas intertravadas abrem uma seção transversal mais extensa do que os acoplamentos do tipo gatilho. Os cabeçotes ou esferas do último interferem no caminho do fluxo, criando queda de pressão.
Quais engates rápidos são os melhores para sua aplicação?
Agora você tem o entendimento básico necessário para selecionar adequadamente estes instrumentos para suas necessidades. Lembre-se de que a escolha do modelo e característica adequada para o seu tipo de aplicação é o trata mais segurança e eficiência aos seus processos.
Mas, se você tiver mais dúvidas sobre engates rápidos, entre em contato com nossa equipe! Nós podemos te ajudar!