Como dispositivos de segurança para mangueiras evitam chicoteamento

Dispositivos de segurança para mangueiras evitam chicoteamento

Dispositivos de segurança para mangueiras são pequenos, grandes heróis, feitos para fornecer proteção em caso de falha da mangueira de alta pressão. A ideia geral é impedir que a mangueira pressurizada chicoteie caso se solte na área da conexão.

Mangueiras de alta pressão, especialmente aquelas com fluidos perigosos, devem ser protegidas contra riscos acidentais, como: destacamentos involuntários, encaixes estourados acidentalmente durante a montagem da mangueira, desconexão de acoplamentos etc.

Estes dispositivos de segurança para mangueiras são o típico caso de produtos de baixo custo, mas que evitam grandes dores de cabeça com problemas acidentáveis ferindo pessoas ou prejudicando máquinas, processos e sistemas industriais.

dispositivos de segurança para mangueiras

Principal utilidade dos dispositivos de segurança para mangueiras

A separação inadequada pode ocorrer por variados motivos. Pode ser um erro de instalação, desprendimento acidental causado por impactos externos ou potencial desgaste e corrosão. Os dispositivos de segurança para mangueiras de alta pressão oferecem um nível secundário de segurança para pessoas e equipamentos próximos ao chicote.

As lesões causadas por uma mangueira de alta pressão solta, podem variar de leves a contusões e mortes. Quanto mais alta for a pressão, maior o risco ofertado.

Além disso, a mangueira pode conter produtos químicos perigosos e gases inflamáveis, aumentando o perigo desses incidentes.

Aplicação de dispositivos de segurança para mangueiras na indústria

As restrições criadas por dispositivos de segurança para mangueiras são usadas principalmente para aplicações que se enquadram nos padrões de classificação de pressão, como proteção de mangueira de ar, distribuição de água, óleos hidráulicos para máquinas e equipamentos.

Empresas com mangueiras de alta pressão para sintéticos de petróleo, gases químicos, segurança de mangueira de campo de óleo e fluidos de retenção de mangueira hidráulica à base de água podem se beneficiar destes dispositivos de segurança para mangueiras.

Aqui estão alguns exemplos.

  • Canteiros de obras que usam equipamentos de elevação e manuseio
  • Setor agrícola para sucção e descarga hidráulica
  • Produções farmacêuticas
  • Fabricantes de corantes e produtos químicos
  • Indústrias de embalagens de alimentos e bens de consumo etc.
  • Navios, refinarias e destilarias
  • Usado como segurança de mangueira de equipamento de perfuração
dispositivos de segurança para mangueiras

Como os dispositivos de segurança para mangueiras devem ser instalados

Os dispositivos de segurança para mangueiras devem ser instalados na posição totalmente estendida (sem folga), evitando assim o chicoteamento e a proteção de tudo e todos ao redor.

Os dispositivos de segurança para mangueiras, juntamente com válvulas de retenção pneumáticas e clipes de segurança, são produtos integrais para um sistema seguro de mangueiras hidráulicas.

A inspeção regular e a substituição de componentes desgastados também são essenciais para manter um sistema e um local de trabalho seguros. Sempre substitua estes dispositivos se ocorrer um incidente de falha, pois isso pode causar danos ao cabo e às conexões.

O que considerar na instalação dos dispositivos de segurança para mangueiras

Agora que você sabe da importância desses dispositivos, chegou a hora de descobrir como instalar eles e certificar-se de que vão cumprir bem seu papel. Acompanhe nos tópicos abaixo.

1. Medida interna do DSR

A medida interna do DSR (Dispositivo de Segurança e Retenção, o próprio cabo de segurança) deve corresponder ao diâmetro externo maior do conjunto a ser protegido, considerando os terminais.

2. Pressão hidráulica pressurizada

Considerar a pressão que será aplicada na mangueira hidráulica, tendo em vista que qualquer volume acima de 50 Kg/cm² ou 750 lbs, já demanda o uso do DSR.

3. Comprimento de DSR

Normalmente, os dispositivos de segurança para mangueiras são aplicados em um lado do conjunto, especificamente no lado da saída da pressão. Contudo, é essencial avaliar o seu comprimento e garantir que ele acompanhe toda a extensão da mangueira.

4. Fixação do DSR no Equipamento

Após a avaliação dos elementos anteriores, já é possível fazer a instalação dos dispositivos de segurança para mangueiras. Quer saber como fazer? Siga o passo a passo logo a abaixo:

  1. Soltar a mangueira do equipamento colocando o OLHAL, na rosca correspondente;
  2. Vestir o DSR na mangueira;
  3. Recolocar a mangueira no equipamento;
  4. Prender o mosquete no olhal e puxar o DSR ao longo da mangueira (tensionando e prendendo com a abraçadeira que acompanha o DSR).
dispositivos de segurança para mangueira hidráulica

Principais modelos de dispositivos de segurança para mangueiras

Existem diversos modelos de dispositivos de segurança para mangueiras, e aqui na Hidrauluc, todos os modelos disponíveis atendem às determinações da legislação de segurança do trabalho NR 12.

Conheça os principais modelos:

Cabo de Emenda tipo Whip Check

dispositivos de segurança para mangueiras

Dispositivo de Retenção

dispositivos de segurança para mangueiras

Malha de Segurança 

dispositivos de segurança para mangueiras

Se você tiver mais dúvidas sobre dispositivos de segurança para mangueiras ou quais outros elementos de um sistema hidráulico, entre em contato com a nossa equipe!

Agora você já sabe o quão importante são os dispositivos de segurança para mangueiras dentro do seu processo. Isso aumenta a confiança dos seus processos, reduz perdas de equipamentos e garante que as pessoas ao redor se mantenham seguras.

Compartilhe este Artigo