Conheça os diferentes tipos de mangueira industrial

Conheça os diferentes tipos de mangueira industrial

Mangueira industrial é um termo amplo para a mangueira que é usada em várias aplicações e em vários setores diferentes. Estas mangueiras têm uma gama diversificada de usos e são uma forma vital de transferir vários fluidos de um lugar para outro.

As mangueiras industriais vêm em uma variedade de formas e tamanhos e são feitas de muitos materiais diferentes, dependendo do que está sendo transferido e das quantidades e pressões necessárias para fazer a transferência.

Principais características de uma mangueira industrial?

A mangueira industrial desempenha um papel essencial em muitos ambientes, facilitando o transporte de materiais em processos essenciais e, às vezes, fornecendo outras funções de processo, como pneumática e vapor.

Essas mangueiras são projetadas para resistir a forças externas que levam à corrosão e à abrasão e estão disponíveis em uma ampla variedade de tamanhos para atender aos requisitos da aplicação.

As mangueiras industriais são construídas pensando em durabilidade e usadas para transportar materiais em todo tipo de sistema, como ar, produtos químicos, petróleo, combustível, água, sólidos a granel e muito mais.

As mangueiras industriais são usadas em muitas aplicações e assumem várias formas para melhor atender a diferentes casos de aplicação. Por exemplo, uma mangueira usada para produtos químicos é projetada de forma bastante diferente daquela usada para transporte de água de baixa pressão.

Funções, capacidades e benefícios da mangueira industrial

Mangueiras industriais podem ser aplicadas em inúmeros setores e processos. Sua especificação é baseada na aplicação, indo desde pulverização, vapor e pneumáticas.

As mangueiras para uso industrial devem ser resistentes e, como tal, podem ser projetadas para tolerar a exposição a temperaturas extremas, produtos químicos corrosivos e pressões de aplicação, permitindo o transporte seguro e eficiente de praticamente qualquer tipo de material.

Muitas operações industriais diárias seriam impossíveis sem uma mangueira industrial bem projetada, selecionada e instalada.

Aplicações e indústrias que utilizam mangueiras industriais

Alguns exemplos comuns de aplicações de mangueiras industriais incluem:

  • manuseio de materiais
  • irrigação, drenagem e bombeamento de água
  • ar comprimido
  • transporte de vapor
  • transporte químico
  • controle de poeira

Dada esta lista de aplicações, as mangueiras industriais são mais utilizadas nos seguintes tipos de instalações:

  • Agricultura
  • Químico
  • Alimentos e bebidas
  • Manuseio de materiais
  • Mineração
  • Óleo e gás
  • Petróleo

Principais tipos de mangueira industrial

As mangueiras industriais são geralmente categorizadas pelos tipos de materiais que transportam. Os tipos mais comuns de mangueiras industriais incluem:

Mangueiras de ar

As mangueiras de ar mais comuns são projetadas para ar, água e certos produtos químicos suaves e lidam com pressões de até 300 psi. Embora não sejam usadas para transportar materiais voláteis, as mangueiras de ar ainda são feitas de borrachas duráveis, como compostos de PVC ou EPDM.

Como tal, elas oferecem desempenho confiável e longa vida útil em ambientes e usos mais comuns. Algumas mangueiras de ar maiores são encontradas em aplicações (como perfuratrizes) de até 600 psi.

Mangueiras químicas

Para o transporte de produtos químicos mais agressivos, as mangueiras químicas são reforçadas com revestimento de material sintético e camadas de reforço, incluindo uma hélice de fio de aço para funcionamento adequado e máxima resistência à corrosão.

Mangueiras químicas são normalmente feitas de uma base de polietileno devido à sua resistência aos materiais químicos mais comuns. Os materiais primários do tubo usados ​​são polietileno de peso molecular ultra-alto (UHMWPE) ou polietileno reticulado (XLPE).

Mangueiras para alimentos e bebidas

As mangueiras para alimentos e bebidas atendem a todos os requisitos sanitários apropriados e aplicáveis ​​para certificação e são projetadas para operação segura e compatível. São usadas ​​para transporte de alimentos ou bebidas, bem como embalagens de alimentos e aplicações de fluxo visual.

Mangueiras de manuseio de materiais

Usando tubos extremamente duráveis, as mangueiras de manuseio de materiais são usadas para mover materiais altamente abrasivos, como rocha, cascalho, areia ou cinzas volantes. Os interiores são revestidos com poliuretano ou borracha altamente resistente à abrasão para reduzir os danos por abrasão.

Versões especiais de mangueiras de manuseio de materiais estão disponíveis para recuperação de jateamento, recuperação de derramamento e outras aplicações pesadas.

Mangueiras de petróleo e campos petrolíferos

Instalações de petróleo – como locais de perfuração, produção, refinaria e entrega – transportam regularmente materiais, como polpas de fracking, petróleo e muito mais. Mangueiras especializadas para óleo e petróleo resistem à exposição a esses produtos químicos e resistem a outros perigos comuns e flutuações de temperatura encontradas no setor de petróleo e gás.

Mangueiras de pulverização de minas

Como o próprio nome sugere, as mangueiras de pulverização são usadas para operações de pulverização de água subterrânea. As mangueiras de pulverização para minas oferecem excelente temperatura e resistência à abrasão para uso eficaz no controle de poeira de mineração. Essas mangueiras também podem ser usadas em uma ampla gama de aplicações de lavagem com água.

Mangueiras de vapor

As mangueiras de vapor facilitam o transporte seguro de vapor em uma ampla gama de indústrias, incluindo madeira, processamento químico, manuseio de materiais, entre outras. As mangueiras de vapor são perfuradas para facilitar a ventilação adequada, o que reduz o risco de separação da tampa ou bolhas devido à permeação do vapor.

Mangueiras de água

As mangueiras de água são algumas das mangueiras industriais mais versáteis, com opções para transferência de fluido quente e frio e aplicações de alta e baixa pressão. As mangueiras de água industriais duráveis ​​podem ser usadas para irrigação, agricultura, limpeza de equipamentos, processamento de resíduos e muitas outras aplicações.

Qual é o melhor tipo de mangueira industrial?

Não existe um modelo único que esteja acima dos tipos de mangueira industrial e que seja melhor para qualquer trabalho. Requisitos diferentes significam que há necessidade de mangueira diferente. Por exemplo, como mencionado anteriormente, para que a água potável ou compostos alimentícios sejam transportados dentro da lei e com segurança, a mangueiras com certos níveis de pureza precisam ser usadas.

Quando se trata de transportar uma substância como óleo ou outros combustíveis, é importante usar mangueira industrial resistente a óleo para segurança e para garantir que nenhum dano seja causado a você ou ao meio ambiente.

Se você não tiver certeza de qual mangueira precisa para uma tarefa específica, fale com um especialista na área, como a equipe da Hidrauluc – que poderá ajudá-lo a escolher uma mangueira que atenda às suas especificações individuais da melhor forma. Entre em contato com a gente para que possamos te ajudar!

Compartilhe este Artigo