Como minimizar o risco de falha de uma mangueira hidráulica

Como minimizar o risco de falha de uma mangueira hidráulica

Para prolongar a vida útil de sua mangueira hidráulica, dois fatores são de extrema importância: proteção e manutenção.

Quando uma mangueira hidráulica falha, não apenas a mangueira precisa ser substituída, mas a falha pode levar a problemas maiores e mais caros. Por exemplo, os custos adicionais podem incluir a limpeza e substituição do óleo hidráulico, a substituição de outros componentes devido a danos colaterais, repercussões para o seu negócio devido ao tempo de inatividade da máquina e possíveis danos causados ​​se produtos químicos ou substâncias perigosas estiverem envolvidos.

Conforme destacado acima, as falhas da mangueira hidráulica podem ser incrivelmente caras, portanto, é aconselhável tomar medidas de precaução para minimizar o risco de falha de uma mangueira hidráulica.

Inspecione a mangueira

Uma das maneiras mais fáceis de minimizar o risco de falha de uma mangueira hidráulica é estabelecer um cronograma de inspeção para suas mangueiras. Ao incorporar um programa de inspeção em seus procedimentos de rotina, isso pode garantir que todas as conexões estejam seguras e que não haja forças desnecessárias sendo aplicadas à mangueira.

Ao inspecionar as mangueiras hidráulicas, se um problema se tornar aparente, a mangueira pode ser consertada ou substituída sem que ocorra uma falha grave.

Invista em uma mangueira de alta qualidade

Construída a partir de três partes básicas, a mangueira hidráulica possui um tubo interno que transporta o fluido, uma camada de reforço e uma camada externa protetora. Ao investir em uma mangueira hidráulica com uma camada de reforço de alta qualidade de arame enrolado ou trançado, isso protegerá o tubo de possíveis danos e rasgos.

Da mesma forma, uma camada externa mais robusta protegerá as entranhas da mangueira contra intempéries, abrasão ou óleo e produtos químicos.

Em contraste com as mangueiras baratas feitas de materiais de baixa qualidade, as mangueiras com bom reforço e camadas externas são consideravelmente menos propensas a falhar. Portanto, economize dinheiro investindo em uma mangueira reforçada de alta qualidade.

Observe possível corrosão da mangueira hidráulica

A corrosão da mangueira hidráulica é uma das causas mais comuns de danos à mangueira. A corrosão do tubo geralmente é causada pela concentração de fluido em alta velocidade ou pequenas partículas no fluido. A corrosão da mangueira hidráulica geralmente resulta em vazamento externo.

A corrosão da camada interna de borracha geralmente é causada por fluido concentrado de alta velocidade ou por partículas finas no fluido. Para evitar a corrosão da camada interna de borracha, determine o tamanho apropriado da mangueira com base na vazão máxima recomendada. Isso evitará vazamentos e, portanto, corrosão.

Assegure a compatibilidade do fluido e a temperatura de uso

Muitas vezes, as mangueiras hidráulicas falham devido ao uso do fluido errado. Fluidos incompatíveis podem fazer com que a camada de borracha do conjunto da mangueira se deteriore, inche e delamine.

Em alguns casos, a camada interna de borracha também pode ser parcialmente danificada. É importante entender a finalidade da mangueira, que deve ser compatível com o fluido que está sendo entregue.

Certifique-se de que o fluido seja compatível não apenas com a camada de borracha interna, mas também com a camada de borracha externa, juntas e até anéis de vedação.

Tenha atenção ao raio de curvatura da mangueira hidráulica

Uma causa comum de falha ou dano da mangueira hidráulica é que o raio de curvatura da mangueira hidráulica é excedido durante o uso.

A camada de reforço da mangueira hidráulica é feita de arame de aço, como principal matéria-prima. Portanto, a mangueira tem um raio de curvatura mínimo e a mangueira não deve ser dobrada abaixo do raio de curvatura recomendado.

Se for maior que o raio de curvatura, isso pode realmente rasgar o interior da mangueira. Para evitar problemas durante o uso, é importante verificar atentamente as especificações da mangueira hidráulica junto ao fabricante.

Evite montagem irregular, incorreta e poluição

A contaminação pode causar uma variedade de problemas durante a montagem de mangueiras hidráulicas. A contaminação típica ocorre ao cortar e inserir a mangueira.

Ao cortar a mangueira, se não for devidamente lavada, os detritos de metal irão se depositar na mangueira. Esses abrasivos deixados na mangueira afetarão todo o sistema hidráulico e causarão falha e corrosão do sistema.

Minimize falhas devido ao superaquecimento

O superaquecimento fará com que o interior da mangueira fique muito duro, resultando em rigidez e rachaduras. Isso ocorre porque o plastificante no elastômero começará a se decompor ou endurecer em altas temperaturas e o tubo interno rachará.

Em alguns casos, se a parte externa da mangueira ficar seca, você poderá ver sinais claros que servirão de alerta. Depois que o conjunto da mangueira for removido, embora a mangueira possa manter sua forma, se você dobrar a mangueira, ouvirá um som de rasgo.

Para evitar o superaquecimento do conjunto hidráulico, você deve verificar cuidadosamente a temperatura de aplicação da mangueira. Certifique-se de que a temperatura nominal da mangueira atenda aos requisitos da temperatura de aplicação.

Faça a escolha ideal de acordo com seu processo e aplicação

Quando se trata de mangueiras hidráulicas de alta qualidade, a Hidrauluc deve ser seu primeiro porto de escala. Fornecemos proteção para suas mangueiras, bem como informações especializadas sobre como cuidar delas.

Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba mais sobre a importância da proteção e segurança das mangueiras. Juntamente com uma ampla linha de mangueira hidráulica, também temos uma variedade de outros componentes essenciais para o bom funcionamento do seu sistema de transporte de fluidos, movimentação de cargas, entre outros!

Compartilhe este Artigo