Escolhendo o tamanho certo da mangueira industrial

Escolhendo o tamanho certo da mangueira industrial

O termo mangueira industrial abrange uma ampla categoria de mangueiras de borracha destinadas a inúmeras aplicações em processos e equipamentos.

Assim, vemos mangueiras industriais sendo amplamente usadas, desde engenharia e agricultura até a indústria de alimentos e bebidas. Praticamente qualquer setor onde uma mangueira é necessária pode ser classificado como uma mangueira industrial.

Como as mangueiras industriais são muito usadas, existem muitos tipos diferentes de mangueiras e acessórios para mangueiras. Isso é necessário para que ela possa se adequar ao tipo de fluido e processo ideal.

Mangueiras industriais cobrem as distâncias entre máquinas, veículos e trabalhadores, por isso é fundamental acertar o tamanho da mangueira industrial em comprimento e diâmetro, para tirar o máximo proveito de sua finalidade. Continue lendo para saber mais sobre como escolher o tamanho certo de mangueira industrial.

Como identificar o diâmetro da mangueira industrial

Usar o diâmetro interno correto de uma mangueira é crucial para o bom resultado. Se o diâmetro for muito pequeno para uma determinada vazão, a velocidade linear será muito alta. A velocidade excessiva se traduzirá em perda de atrito e turbulência, o que, por sua vez, resulta em maior pressão do sistema e fluxo reduzido.

Normalmente, os fabricantes de mangueiras fornecem um nomógrafo ou tabela que permite o cálculo fácil do diâmetro ideal para um determinado comprimento de mangueira e vazão. Mangueiras de comprimento longo requerem um diâmetro interno maior para evitar fricção e restrição excessivas.

Calculando o comprimento

Para mangueiras industriais flexíveis, o comprimento correto da mangueira deve permitir dobras e flexões, especialmente aquelas envolvidas com máquinas móveis, a fim de garantir que nenhum estresse indevido seja causado nas conexões onduladas.

Uma mangueira que se conecta em um caminho perfeitamente reto de um componente a outro pode encolher até 4% no comprimento em pressão máxima. Por causa disso, é importante permitir esse comprimento extra, bem como permitir dobras ao montar sua mangueira.

No entanto, também é importante observar que uma mangueira excessivamente longa adiciona restrição ao fluxo, aumentando a pressão do sistema e reduzindo a eficiência.

Considerando os materiais mais adequados

Leve em consideração as condições sob as quais a mangueira irá operar. Dependendo da indústria para a qual a mangueira foi projetada, a camada externa pode vir em uma variedade de materiais diferentes.

Algumas mangueiras industriais, como mangueiras hidráulicas usadas para transferir fontes de energia e usadas em processos de abrasão, geralmente possuem uma camada externa reforçada, o que significa que podem não dobrar tão facilmente. É bom ter isso em mente ao analisar os tamanhos de mangueiras reforçadas.

Se você está procurando uma mangueira de PVC não reforçada, nós também temos aqui na Hidrauluc. Este tipo de mangueira é construído com compostos transparentes que permitem a visibilidade das substâncias que fluem através dela. Esta mangueira funciona bem entre -20°C e +55°C.

O neoprene é outro material de cobertura sintético popular que permanece flexível em uma ampla faixa de temperaturas, mas ainda lida bem com a abrasão. A maioria das mangueiras de borracha funciona razoavelmente bem entre -40°C a 100°C. Certifique-se de verificar a data do código de fabricação em qualquer mangueira hidráulica de borracha, a vida útil máxima geralmente é de 10 anos, no máximo.

Se você tiver alguma dúvida ou quiser discutir suas opções de mangueira industrial, entre em contato conosco e teremos o maior prazer em ajudar!

Compartilhe este Artigo