Usando uma mangueira industrial de PVC de grau alimentício

Usando uma mangueira industrial de PVC de grau alimentício

O cloreto de polivinila (PVC) é um material sintético produzido pela polimerização do cloreto de vinila. É um termoplástico, o que significa que quando aquecido torna-se flexível.

Devido às suas resistências químicas e biológicas, o PVC é um material ideal para uso em mangueiras industriais de grau alimentício. Dentro do suporte guarda-chuva das mangueiras de PVC, a indústria de mangueiras para alimentos consiste em vários tipos de mangueiras industriais, incluindo mangueiras de sucção, mangueiras de irrigação e mangueiras de bebidas.

Neste blog explicaremos a regulamentação da mangueira industrial de PVC, quais indústrias as utilizam e os principais usos funcionais deste produto. Acompanhe!

Quais as regulamentações sobre a mangueira industrial de PVC de grau alimentício?

mangueira industrial de PVC

A indústria alimentícia é um mercado extenso que exige precauções e medidas rigorosas para produzir padrões de segurança de alta qualidade. Isto se aplica a todos os aspectos do processo alimentar, incluindo as mangueiras industriais de grau alimentício usadas para sucção e descarga de líquidos.

Predominantemente, o material utilizado na fabricação dessas mangueiras industriais para alimentos é o PVC, conhecido por sua durabilidade, densidade e boa relação custo-benefício.

A mangueira industrial de PVC para uso alimentar deve obedecer a certas diretrizes antes de poderem ser usadas no processo de fabricação de alimentos. As matérias-primas utilizadas na fabricação da mangueira devem ter aprovação para uso em contato com alimentos, sólidos e líquidos.

Para garantir a segurança dos produtos para os consumidores, existe a certificação FDA, que é internacional e é a mais importante do mundo para o setor alimentício. No Brasil, ela também é usada para certificar as mangueiras sanitárias utilizadas pelas indústrias.

Qual é a função principal de uma mangueira industrial de PVC de grau alimentício?

Mangueiras de qualidade alimentar são utilizadas em processos de sucção e descarga, que geralmente incluem o transporte ou movimentação de alimentos. As mangueiras para alimentos podem ser usadas para manusear alimentos a granel, produtos alimentícios secos, enlatados, engarrafamentos, vinícolas ou destilarias. Estas são aplicações especiais nas quais a mangueira precisa funcionar com máxima confiabilidade e consistência.

As mangueiras devem ser feitas de materiais de alta qualidade, fortes e duráveis. Se as mangueiras fossem projetadas com materiais fracos e inseguros, as mangueiras de alimentos poderiam correr o risco de romper, causando resultados devastadores ao processo de alto rendimento. Qualquer risco de rompimento da mangueira pode causar grandes perdas de lucros e tempos de inatividade desnecessários das máquinas e dos processos alimentares envolvidos.

Como tal, a construção de uma mangueira industrial de grau alimentício é uma espiral rígida de PVC que é envolta em PVC flexível de qualidade alimentar sem ftalato. O PVC sem ftalato é um material isento de substâncias consideradas de “alta preocupação” nos termos dos regulamentos da FDA.

É importante que os regulamentos internacionais sejam cumpridos em todo o espectro de aplicação de mangueiras para alimentos, a fim de garantir os resultados mais eficientes, seguros e saudáveis ​​para o consumidor.

mangueira industrial de PVC

Mangueira industrial de PVC de grau alimentício na Hidrauluc

Compreendemos o quão importante é para o fabricante fornecer a linha mais alta, confiável e durável de mangueiras para alimentos, a fim de garantir um processamento suave e uma fabricação bem-sucedida.

Fornecemos uma linha de mangueiras de sucção e descarga feitas em 100% PVC. Os elevados padrões de mangueiras são definidos para proteger os fabricantes da indústria alimentícia contra falhas que possam causar ferimentos, despesas indesejadas e tempo de inatividade prolongado da máquina.

Uma mangueira para alimentos deve ser resistente às intempéries, ao apodrecimento e aos produtos químicos e ao esmagamento e dobras. Se uma mangueira de grau alimentício atender a esses requisitos e for fornecida por um fabricante confiável e de qualidade, você pode ter certeza de que o equipamento fornecerá uma transferência confiável.

Contate nossa equipe ou veja nossa linha de mangueiras de grau alimentício disponíveis para diversas aplicações de sucção e descarga de alimentos.

Compartilhe este Artigo