Melhores práticas para instalação de mangueiras industriais

Melhores práticas para instalação de mangueiras industriais

A instalação de mangueiras, muitas vezes, pode parecer uma arte complexa demais, mas conhecer as melhores práticas pode ajudar a tornar o processo o mais simples possível.

As mangueiras oferecem uma solução fácil e econômica para transferência de fluidos para muitas aplicações diferentes, incluindo uso hidráulico e pneumático. No entanto, a instalação, o uso e os cuidados adequados garantirão que suas mangueiras durem significativamente mais.

Há pontos importantes a serem abordados em termos de instalação, mas também há algumas dicas e itens de segurança que não podem passar despercebidos.

Neste guia, oferecemos orientações para a instalação de mangueiras, alguns insights sobre a manutenção, bem como cuidados adequados, armazenamento e procedimentos de manuseio de suas mangueiras. Acompanhe!

Fique de olho no espaçamento correto para a instalação de mangueiras

Ao instalar uma mangueira, vale a pena avaliar o espaço correto antes de começar. Se você estiver colocando uma pequena mangueira em seu sistema, precisará descobrir como ela se encaixará no espaço de maneira eficaz.

Lembre-se, isso é mais do que apenas o comprimento da mangueira. Você precisará garantir que a mangueira seja um pouco mais longa do que o necessário inicialmente, porque quando o fluido pressurizado flui, o diâmetro da mangueira aumenta para lidar com essa pressão. Por isso, precisa de um pouco de folga na hora de instalar, senão quando alargar pode ficar muito curto entre as conexões da mangueira industrial.

Outro problema é que se nenhum comprimento de mangueira extra for considerado, a mangueira irá inchar quando o líquido passar por ela e poderá se soltar da conexão. Isso pode levar a sérios vazamentos e danos causados ​​pela fluido, que podem não estar imediatamente acessíveis para correção.

Pontos de verificação antes de iniciar a instalação de mangueiras

Antes de instalar, é importante verificar as especificações da mangueira para a aplicação. As principais coisas a considerar são:

Seleção de materiais

Mangueiras e tubos podem ser feitos de vários materiais, ou múltiplos materiais, permitindo que sejam utilizados em muitas indústrias diferentes. A resistência química do material da mangueira está entre os fatores mais críticos a serem considerados.

Certifique-se de escolher o material de mangueira correto para sua aplicação, seguindo nossas diretrizes de materiais de mangueiras e tubos.

Pressão e temperatura

Certifique-se de que sua mangueira possa operar dentro das classificações de pressão e temperatura da aplicação. É essencial usar linhas de pressão abaixo da pressão operacional máxima e garantir que quaisquer picos de pressão sejam mantidos abaixo da classificação de pressão de ruptura.

Considerando que a temperatura afetará a pressão (Lei de Charles), a classificação de temperatura deve estar abaixo da mediana e das temperaturas ambientes. Isso pode levar a classificações de pressão mais baixas em temperaturas elevadas. Sua seleção de material determinará a pressão e a temperatura de operação.

Comprimento

Para evitar quedas de pressão desnecessárias, mantenha o comprimento de qualquer mangueira no mínimoNo entanto, deve ser longo o suficiente para evitar tensão e fornecer folga suficiente para compensar as mudanças no comprimento causadas por temperatura, pressão, vibrações ou movimento do componente.

Também é importante considerar a queda de pressão através da mangueira. Mangueiras mais longas resultarão em uma queda de pressão mais significativa.

Danos

Nunca use uma mangueira que apresente sinais de desgaste. Cortes, dobras ou mangueiras esmagadas podem afetar a classificação de pressão operacional e a vida útil dela.

Acoplamentos e conexões

Os tipos de acoplamentos e conexões usados ​​nas mangueiras dependem da aplicação. Para mangueiras hidráulicas, use acessórios como os SAE J514 ou outros acoplamentos e acessórios destinados ao uso em aplicações hidráulicas.

Para mangueiras pneumáticas e de gás, existe uma grande variedade de diferentes acoplamentos e conexões que são adequados para diferentes meios gasosos, ar pressurizado e muito mais. Leia mais sobre isso em nosso manual e informações técnicas de sistemas hidráulicos.

Como medir e cortar antes da instalação de mangueiras

Embora o comprimento da mangueira não seja crítico em aplicações de uso geral ou de água, o comprimento da mangueira é de vital importância ao lidar com aplicações hidráulicas e pneumáticas.

Conforme mencionado acima, uma mangueira deve ser longa o suficiente para evitar tensão e fornecer folga suficiente para compensar as mudanças de comprimento causadas por temperatura, pressão, vibrações ou movimento do componente. Os seguintes fatores definem o comprimento da mangueira:

Evite torções e dobras na mangueira

instalação de mangueiras

O movimento deve ser restrito para minimizar a torção resultante. Isso significa que a mangueira só pode dobrar para os lados ou para cima e para baixo, não em todas as direções. A flexão desproporcional causará fadiga por estresse na mangueira. Enrolar e armazenar as mangueiras corretamente evitará danos graves no material.

Evite curvas fechadas próximas ao acoplamento

instalação de mangueiras

Curvas acentuadas após os acoplamentos reduzirão significativamente a vida útil da mangueira. Deve haver pelo menos três a cinco vezes o diâmetro da mangueira entre o acoplamento e a curva.

Por exemplo, uma mangueira com diâmetro nominal de 20mm. Não deve haver dobras atrás dos acoplamentos dentro de pelo menos 60 a 100mm após o acoplamento. A maneira mais fácil de evitar dobras junto ao acoplamento é usar um acoplamento com proteção contra dobras.

Evite curvas fortes e considere a instalação de conexões de cotovelo

instalação de mangueiras

Uma mangueira com grandes dobras pode torcer e sobrecarregar o conjunto, causando danos e falhas na mangueira. Os conjuntos de mangueiras devem ser longos o suficiente e roteados de forma que não excedam o raio de curvatura mínimo recomendado.

Para cantos apertados, use um encaixe de cotovelo.

Considere cada tipo de acoplamento

instalação de mangueiras

As extremidades roscadas macho são medidas a partir do final de suas roscas. Acoplamentos com rosca fêmea e flangeados devem ser medidos a partir da área da superfície de vedação. Acoplamentos com extremidades angulares precisam ser medidos a partir do centro da superfície de vedação.

O processo de cálculo do comprimento da mangueira deve considerar os pontos citados acima. Depois disso, pegue todo o comprimento de montagem (A), subtraia a distância da parte inferior do colar até a extremidade do acoplamento ou superfície de vedação interna (B + D) que resulta no comprimento da mangueira cortada (C).

Sempre deixe alguma folga na mangueira para quando ela estiver pressurizada, ficar quente ou fria. Uma boa regra é adicionar 2-4% do comprimento total calculado da mangueira. Muita folga permitirá flacidez e flexão desnecessária.

Evitando danos durante a instalação de mangueiras

Ao instalar uma mangueira, é essencial levar em consideração os vários pontos que podem danificar a mangueira e limitar a vida útil. Abaixo você encontrará as causas mais comuns de danos e algumas soluções fáceis para evitar que isso aconteça:

Sobreflexão e raio de curvatura

Um raio de curvatura é a distância mínima que uma mangueira pode ser dobrada sem causar nenhum dano. A solução mais simples para garantir que a mangueira não exceda o raio de curvatura é usar um cotovelo para curvas grandes.

O raio de curvatura de várias mangueiras pode ser encontrado ao comprar a mangueira. Mas voce pode encontrar mais informações em nosso artigo sobre mangueiras hidráulicas.

Torção da mangueira

instalação de mangueiras

A dobra da mangueira, que restringe o fluxo e aumenta a pressão, pode ser evitada usando uma sela de mangueira, um dispositivo em forma de U sobre o qual a mangueira é encaixada e que ajuda a levantar a mangueira e evitar dobras.

Prevenção de torção em uma mangueira

A torção da mangueira pode causar vários problemas, incluindo falha completa devido à fadiga por tensão na mangueira.

Uma maneira fácil de identificar a torção é observando a linha de informações impressa na mangueira. Se esta linha não estiver reta, mas torcida, como um papel de bala, a mangueira está torcida. Isso pode causar falha prematura da mangueira.

Flacidez de uma mangueira

instalação de mangueiras

A flacidez de uma mangueira é um problema comum quando o conjunto é instalado em um loop horizontal. Para evitar flacidez, instale suportes que orientem a mangueira e que evitem dobras bruscas.

Pode ser um adaptador conforme a figura acima, ou o uso de uma ferramenta ou balanceador de mangueira também pode ser uma solução ideal. No entanto, tenha em mente que as mangueiras precisam de alguma liberdade de movimento.

Deixe a mangueira com folga para que, quando pressurizada, o movimento da mangueira não a danifique.

Evite exposição a influências abrasivas

A capa externa da mangueira não deve ser instalada muito perto de objetos com superfícies pontiagudas ou abrasivas, ou muito perto de outras mangueiras. O contato direto com componentes do equipamento, mangueiras ou materiais no ambiente operacional pode causar abrasão, o que pode expor o reforço, levando à falha da mangueira.

Atenção ao local de instalação de mangueiras

As mangueiras hidráulicas são equipamentos essenciais para muitas indústrias devido à sua confiabilidade e durabilidade. Para conseguir isso, elas são reforçadas com trança de arame. Por motivos de segurança, é importante saber disso porque esse fio é feito de metal – geralmente aço. Isso significa que é um condutor elétrico.

É improvável que isso aconteça, mas vale a pena saber que, devido ao atrito e à pressão do fluido de transferência na mangueira, pode haver acúmulo de eletricidade estática. Em casos extremos, isso pode agir em soluções inflamáveis ​​próximas (tecido, óleo etc.) e causar sérios danos por incêndio.

Por isso, certifique-se de que não haja soluções inflamáveis ​​na área imediatamente ao redor da mangueira hidráulica. Mas se precisar de ajuda com qualquer questão sobre  escolha dos produtos ideais para seu processo, pode sempre contar com nossa equipe!

Compartilhe este Artigo